segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

pros dias de se desentender


vira e mexe, aparece um motivo pra gente ver o quanto somos diferentes um do outro, a despeito da proximidade, e o quanto o 'outro' sempre será um mistério pra nós. bem nomeados os outros, quando na ilha não se sabia bem de onde vinham, pra quê estavam. o outro é um mistério indecifrável, e belo por ser bem assim. é aquele de quem não se sabe e nem se pode entender, embora se deva tentar e tentar e tentar à exaustão. as atitudes podem nos parecer incorretas, indignas, impróprias, pouco importa: são o que são! e não nos cabe julgar nem nada, afinal, fato é que o outro age diferente de nós porque É diferente de nós, oras! simples! e nós também sempre agimos acreditando estar no acerto, e o outro também. e nós não acertamos sempre, o outro também não. as falhas estão aí pra que aprendamos a admirá-las, vê-las com a beleza de um acerto, ou mais belas, já que tendem a ensinar com mais afinco do que o que é propriamente ajustado às nossas expectativas e às dos outros.
não esperar do outro a perfeição de atos e palavras é aceitar a si mesmo, conferir à sua existência e à dos outros o estado de movimentto, aprendiz, tentativa. ora, e o que mais seria nossa jornada senão a tentativa? tentar ser melhor, ser mais paciente, mais coerente, mais humano - no que se trata do essencial dentro de nós, do puro, incorrompido. a liberdade é justamente o que nos garante o aprendizado, o erro e o acerto na dose perfeita do equilíbrio, por ser busca, incessante e árdua.
eu aprendo com ele e com o nós, vou sentindo a cada sorriso ou a cada lágrima pós-desentendimento os corações se movimentando, "ora compartilhando, ora cedendo, ora doando". o crescimento vem daí, vem de saber aceitar o que ele diz, o que ele pensa, e aprender com isso, mudar se preciso - já que as mudanças atingem primeiro o coração, que faz querer e só daí então é que se racionaliza e, quando vemos, pronto: a mudança se instalou em nossas almas e somos outros, ainda os mesmos mas outros melhores!
enquanto eu implicar com ele, a paixão continua... então se prepara, amado meu, que você vai ficar grande tempo apaixonado! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário