segunda-feira, 16 de abril de 2012

ao tempo e à disciplina

nosso corpo se acostuma na inércia; é, na verdade, uma tendência que ele se acomode. e lutar contra essa tendência é fascinante, é todo dia, a cada instante, quando se teima em acordar cedo e abrir a janela, acordar, Maria Bonita, pra fazer café, sentir o cheirinho de aconchego e se manter desperto!
quando se traz à tona algo que PRECISA ser feito, dá-se o início da trajetória. enquanto não se enfrenta o problema, ele fica lá, e permanecemos olhando pra ele de longe, sem movimento. como diz meu príncipe galês, temos de fazer não simplesmente o que queremos, o que nos dá prazer ou angaria status a nós: temos de fazer O QUE TEM DE SER FEITO. ah, e tem TANTA coisa precisando ser feita por aqui!!
o tempo, enquanto vida, há que ser respeitado e bem utilizado. cada instante, sem passividade, desse jeito mesmo que eu vejo e sinto a vida! não tem segredo, embora haja maneiras de se colocar na linha "à força" até que passe a ser parte do nosso ethos.
no meio da organização, se pode muito melhor compreender o todo e sobretudo o si-mesmo - afinal, é por nós que podemos definir aquilo que se vê fora. há que se haver ordem na casa e no corpo para que haja organização na nossa vida como um todo - na mente, nos sentimentos e na alma. são esferas todas interligadas e a limpeza física e moral reflete diretamente no nosso interior.
lembro que vivi meses na minha casa de um modo tão, mas tão desregrado, e era tamanha a desorganização que, é claro, minha vida era toda uma bagunça: problemas financeiros, estômago ruim, péssima alimentação, falta absoluta de disciplina e, devo dizer, poucas conquistas de fato. era como se, ainda que eu corresse, andasse sempre vagarosamente. e aos poucos foi-se pedindo uma mudança. e como num lindo processo fui arrumando minha casa, tornando-a colorida, uma parede de cada vez, um enfeite a cada semana, uma mudança por vez. e assim, paulatinamente, tudo se organizou na esfera física e nas outras todas dentro de mim, de modo que as conquistas começaram a aparecer, resultado de disciplina, de tempo bem utilizado, de esforço e boa utilização de cada potencialidade que possuo, como também possui todo ser humano.

e que assim seja!

Nenhum comentário:

Postar um comentário