quinta-feira, 24 de maio de 2012

da auto-estima e do perdão

hoje eu conclui que tenho uma auto-estima bem alta. não falo de físico, mesmo porque aí é outro departamento que muitas vezes não depende apenas de nós. falo de confiar em si em outros sentidos.
com base nisso, hoje me ocorreu algo: COMO é que alguém pode me perder?? Puta que o pariu!! ainda mais me perder só por não conseguir ser humilde e ver que errou - às vezes a pessoa até vê que errou, mas não pede desculpas. porque é orgulhosa ou porque pensa que as pessoas devem perdoá-las sem que elas precisem NEM MESMO demonstrar ou falar que estão arrependidas. fácil assim, hein? você sai errando adoidado e os oturos que te perdoem calados! é difícil de acreditar, mas tem gente que prefere perder a outra do que simplesmente dizer: "eu errei. me desculpa?". pronto.
opinião, idéia, essas coisas são efêmeras, a gente muda todo dia. mas se magoamos alguém, é a hora certinha de simplesmente pedir desculpas. se a pessoa não desculpar, ou desculpar mas não quiser mais te ter por perto, ok. o importante nem é BEM isso. é que você retirou a chateação. fez valer o que sente pelo outro ou o que o outro sente por você. é uma chance de continuar caminhando ao lado da pessoa!
mas sem nenhuma demonstração de que você quer ser perdoado ou que realmente viu que errou e quer continuar na vida do outro, na boa, não tem como o outro adivinhar! de uma forma ou de outra, o perdão brota cedo ou tarde; mas nada ficará bem enquanto você não DISSER EM ALTO E BOM SOM que se importa se o outro te perdoa ou não, que viu que errou, que quer começar de novo.
e eu vou vivendo aí percebendo que não tenho essa importância toda que às vezes penso ter - ou penso que deveria ter, por conta da alta auto-estima. nunca perdi ninguém verdadeiramente importante por falta de humildade de me ver errada e dizer isso. posso ter perdido pelo ato em si, mas não por ser orgulhosa e não reconhecer meu erro. isso não. tão curta a vida... aí quando cruzamos alguém que valha a pena, o que não é válido é ser tão cheio de si a ponto de deixar essa pessoa escapar por vaidade.
orgulho é PURA vaidade. é mentir pra si mesmo. é achar que o outro é turrão e inflexível - sendo que o outro pode ser doce e aceitar seu erro. só vamos saber ao tentar! o que não acontece - ao menos não por aqui, comigo - é alguém errar e acreditar que eu deva amá-lo tanto a ponto de compreender, perdoar pra dentro, entender o tempo dele de enxergar as coisas e blá. não, isso não existe. a esse alguém, meus pêsames.
lembro de uma vez que alguém me pediu perdão, anos depois, por ter feito algumas coisas que, na hora, não conseguiu ver que me afastaram. eu perdoei, simples. bastou pedir. neste caso específico, não senti vontade de me reaproximar, tinha passado já bastante tempo, e como eu disse tenho bastante preguiça das pessoas. mas triste é que tem alguns casos que ainda são recentes e que, mediante um simples pedido de desculpas, tudo se dissolveria. aí é que vejo REALMENTE que eu não tinha tanta importância assim pra pessoa. afinal, seguir a vida sem nem olhar pra trás é um claro sinal de frases como: "ah, se magoou comigo? foda-se!"; "sinto muito, eu sou assim e vou continuar sendo assim". prefere me perder do que se olhar de perto e tentar enxergar que errou e verbalizar isso.
caramba. realmente eu não fui importante. e hoje está tudo claro. o fato de negar ajuda, de me encaixar nos programas que faria mesmo sem minha existência ou nos dias de chuva e que não se tem nada pra fazer, é pelo simples fato de que eu não era importante mesmo. ponto. e eu que aprenda a lidar com o fato de que nem todo mundo vai me considerar tão foda quanto eu sou. e essa pessoa nunca vai me achar importante, eu posso fazer o que for, tentar mostrar, pedir; não adianta! simplesmente não tenho importância, e não por eu ser pouco, mas porque o outro é um mundo que nós nunca vamos compreender.

é uma pena. pena mesmo. meu coração é de criança ainda e não entende como alguém pode simplesmente abrir mão de algo que era legal. era bom. era raro e era bonito. mas talvez fosse só pra mim.

Um comentário:

  1. Ah, amei o texto e que bom que está se sentindo mais segura e com uma autoestima alta ^^

    http://therevolucaonerd.blogspot.com.br

    ResponderExcluir