segunda-feira, 27 de agosto de 2012

da temporalidade do amor



Estava, esses dias, revendo o que eu acredito em matéria de amor conjugal. Essa história de amar-alguém-pra-sempre existe pra mim? Acredito nisso? Aí acabei ficando num estado de aporia socrática...
Não tenho uma conclusão. Isso porque existe a Bruna, do jeitinho que ela é e com os sentidos dela, e tem a Bruna que passou por experiências, tem histórias, conhece pessoas, convive no mundo. São dois seres, em algumas coisas, diferentes. Vou tentar explicar melhor: eu, comigo mesma, acho lindo amores verdadeiros, bons, intensos, e acho muito factível que as pessoas se amem por anos a fio, por vidas a fio; mas eu diante do mundo não acredito em nada disso.
Não me parece haver pessoas que queiram amar sem contar os dias. Não tem de ser "pra sempre" - mesmo porque essa expressão compreende o espaço de uma vida terrena, e isso não é a eternidade de uma existência. Na minha vida, eu tenho um amor que sei vir de outro canto do qual não lembro, a minha flor de jasmim, minha princesa que certamente me acompanha desde a cosmogonia. Mas, de resto, vejo temporalidade ainda. Vejo amores pelo corpo, amores pela idade, amores pelo intelecto, mas não amores pela alma. Amores de aceitação perfeita, de entendimento mútuo, esses eu não conheço a não ser entre eu e minha princesa, meu coração batendo em outro ser. 
Mas, confesso, quando eu vejo casais velhinhos, que passaram uma vida juntos, e batalharam sempre um ao lado do outro, compartilharam vida, eu não sei explicar o que acontece: acho lindo, babo, meus olhos se enchem de lágrimas, essas coisas bem piegas. acho que imagino uma relação de amizade mesmo, sabe? de lealdade, de ares bons... é que, sinceramente, acho difícil, hoje em dia, uma relação se manter desde a juventude até a velhice sem que haja, por exemplo, traição física. a oferta ta aí, sempre se jogando no colo, e poucos são os verdadeiramente íntegros que não cedem a tentação alguma durante a juventude. mas aos 40, 50 anos, quando tudo já está mais claro dentro de nós, acho o momento ideal para se encontrar um amor verdadeiro e seguir caminhando, lado a lado, as afinidades apuradas... imagine, dos 25 aos 50 há um acréscimo de 100%. Impossível nesse tempo TODO não haver uma mudança significativa que faça os dois destoarem consideravelmente. não é impossível - e novamente eu confesso que acho bem bacana quando acontece. acho impossível, mas bem legal. 
"Não preciso ter medo e fugir dos seus abraços e de sentir
Ah, mas como é difícil a gente conseguir confiar
Ah, mas não é fácil sair do controle, só pra variar
Se entregar e aprender a amar sem esperar que o outro possa te dar o mesmo amor que recebeu de você
Vem, me diz, conta pra mim se algum dia você viveu algo assim.
Será que as pessoas podem se apaixonar no mesmo dia, hora e lugar?
Olhar um para o outro e conseguir acreditar,
Ir construindo aos poucos o sentimento que possa durar uma vida
Pra compartilhar esse amor, fazer planos, sonhar com o amor
Depois de anos sentar na varanda
E olhar o sol se pôr com o mesmo amor de anos atrás

Nenhum comentário:

Postar um comentário