quinta-feira, 23 de agosto de 2012

das datas do coração - parte II

e hoje é um dia da flor mais colorida de todas! mas, antes de falar dela, uma consideração: ao longo da minha infância/adolescência, eu tive alguns amiguinhos próximos, poucos - nunca fui de ter 'galera' e vários amigos e tal, nunca tive muita paciência pra conversê... - mas daqueles que duraram um longo período. desses, tenho 4 que faziam aniversário nessa mesma data: a gabriela, que morava no meu prédio, e era uma amiguinha heterodoxa porque acho que ela não ia muito com a minha cara, saca? mas enfim, foi uma parceria de criança que durou anos e anos. tinha a ângela, da escola, fomos amiguinhas inseparáveis da 1ª até a 4ª série. ganhei uma boneca chamada NENU quando fiz 8 anos, em 9/9/1994, e dei o nome de ângela pra ela, de tanto que éramos amiguinhas. enfim, aí na 5ª série a gente mudou de escola e eu nunca mais vi. e depois teve a maria fernanda, uma linda, uma princesa mesmo, sabe? fizemos o colegial juntas, lembro que tinha um mercado na frente da escola, isto é, do outro lado da rua, só atravessar. lá a latinha de coca custava R$ 0,45, e na escola era R$ 1,00, e eu, claro, aproveitava o intervalo pra ir lá pagar mais barato - afinal, se era pra lascar meu pobre estômago juvenil, que fosse com 55% de economia. muquirana desde os tempos mais primórdios... enfim, eu sempre chamava ela pra ir comigo mas ela não ia porque a mãe dela não deixava ela botar o nariz pra fora da escola. eu achava lindo ela respeitar, e me sentia bem largada na vida, já que ia e voltava pra casa de busão e no último ano do colégio morava sem meus pais, ou seja, 0% de proteção parental.
e, agora, vamos falar da dona do dia:

caramba, o tempo assusta às vezes... mas a cada ano que passa a gente tá mais bonita e mais gostosa, hehe. somos tão parecidas, acho digníssimo ter esses pedacinhos de nós nos amigos, nas atitudes, nas cores. nós temos flores coloridas parecidas, cada um num tom só seu, mas são flores e flor atrai flor, oras! na sua leveza de pés que dançam, me conquista a cada nova conversa, como tem de ser uma amizade bela, que aprende junto. ah, e como eu aprendi desde aquela manhã de primeira aula de universidade, eu lá, perdida nessa cidade louca e você de macacão-de-calça, pequena, delicada, com cabelinho bem curtinho. uma fada. e devo dizer que eu me encanto com a sua vida, com as suas histórias, com seu jeito de achar que a vida pode ser maravilhosa, com seu desapego a tudo que o mundo, louco que é, diz que se precisa. te vejo tão livre, livre de crenças bobas, livre de pensamentos que enrijecem, livre de ambição, e isso te torna mais linda, mais bailarina. eu aprendo a cada instante com a nossa amizade-confessional-verdadeira, e hoje eu sei que tudo que nos aconteceu ao longo desses tantos anos foram pro nosso crescimento e pra que, hoje, pudéssemos ter transposto todas as bobagens de adolescente e ser adultas juntas - adultas estranhas que se dão presentes de criança, e pintam livrinhos das princesas! eu amo você e sou grata ao universo pra sempre por ter cruzado seu caminho e sobretudo por ter continuado a caminhar junto com você, lado a lado!

Um comentário:

  1. Ai,como você é linda! Fiquei super emocionada com o texto. Fazia tempo que não passava por aqui e sua produção é tão intensa... ainda vai um tempinho para eu me atualizar de tudo.
    Quando li esse texto, me lembrei exatamente do seu deslumbramento no sábado! Notando a importância de cada detalhezinho, de cada coisinha...
    Eu devo dizer que adoro todos os pedacinhos meus q encontro em você e que admiro muito todos os outros, particulares da sua especificidade como uma flor tão rara! No fim das contas, sempre acabo achando que, no que a gente não é igual, a gente se completa de certa forma... e até faz questão de se completar. Porque o que nos une, além da afinidade inevitável e de qualquer coisa de sobrenatural, é o nosso "querer estar" pelo "fazer tão bem" que isso nos causa. Pela nossa essência. Sinto que mesmo que ficássemos anos sem nos ver, quando nos encontrássemos, seríamos exatamente as mesmas e contemplaríamos a vida da mesma maneira q fazemos hoje, sem pretensão e sem qualquer ambição, além do desejo de sermos felizes. Como eu te amo!!!

    ResponderExcluir